.status-msg-wrap, .status-msg-body, .status-msg-border, .status-msg-bg, .status-msg-hidden { display: none; }

Projeto IDENTIDADES - exposição


(Clique nas imagens para ampliar)

PROJETO IDENTIDADES
Osvaldo Carvalho

A identidade, de modo vulgar, é entendida como um documento (material) que caracteriza determinada pessoa e a qualifica em origem a um grupo social desde o conceito mais amplo, nacional (como o passaporte), até os mais específicos de localidade (RGs), trabalho (carteira de trabalho ou crachá funcional), escola (carteira de estudante), clube (carteira de sócio), etc. em que temos uma constituição jurídica do indivíduo legalizada pelo documento de que é portador. Mas essa conceituação tem implicações investigativas também em outras áreas do saber (sociologia, antropologia, filosofia, história, artes visuais, entre outros) cujas definições se multiplicam mediante a abordagem escolhida.

Entre artistas visuais não é menos complexo o efeito das pesquisas realizadas na compreensão e formação de uma identidade. Os trabalhos reunidos nesse projeto compreendem um amplo espectro poético visula que invoca eixos como memória - afeto, história - resgate, cultura - discurso. A diversidade de enfoques estabelece parâmetros que possibilitam, nesse mesmo conjunto, discutir as bases da individualidade, o que nos faz verdadeiramente únicos em meio ao coletivo.

Com a montagem desse projeto percebemos a extensa gama de entendimentos que a identidade suscita em cada um de nós sempre em busca de conhecer a si mesmo tanto quanto os aspectos de sua interatividade com o outro - como me vejo e como sou visto. Sem dúvida, identidade pode ser a construção legal, histórica ou sociológica do ser, mas também é a medida pela qual cogitamos nossa própria existência.

   

Este foi o trabalho que apresentei no Projeto IDENTIDADES
Foto arquivo do artista



Gisela Milman, com seu trabalho e Osvaldo Carvalho, curador da expo

Andre Alvim


Felipe Barbosa com seu trabalho

Lia do Rio (esq) e Marcia Clayton

Marcio Zardo com seu trabalho

Performance de Clarisse Tarran e seu trabalho. À dir. trabalho de Alexandre Monteiro

Performance criada por
 André Sheik



Fotos da expo: Ateliê da Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário