.status-msg-wrap, .status-msg-body, .status-msg-border, .status-msg-bg, .status-msg-hidden { display: none; }

ARTE GARAGEM - 2011 / Porão do Palácio Rio Negro - Petrópolis/RJ




ARTE GARAGEM

Em sua sétima edição, o Arte Garagem renova e aprofunda seu compromisso de não estar preso a escolhas curatorias ou escola artística tornando assim possível a troca de informações e fluxo de ideias, discussões e debates traçando um panorama da produção local com alguns convidados. O que norteia a exposição é a diversidade poética da arte atual brasileira em pequenos centros do ponto de vista do próprio artista, ultrapassando a barreira que isola a arte local dos grandes centros, mostrando a capacidade dos artistas para articular pensamento crítico sobre os temas mais importantes da atualidade e de gerar novas propostas estéticas envolvidas em soluções coletivas.

Participei desta exposição com o trabalho "MAIS QUE KOSUTH"


(Clique nas imagens para ampliar)





Karla Gravina












Rosa Paranhos













Isabela Frade












Claudio Partes













Adriana Montenegro













Augusto Herkenhoff e Marcio Zardo










Osvaldo Carvalho (autor do texto de apresentação da expo) e Marcia












Victor Epifanio e Fernanda Lago









Nas Trincheiras da Arte

Em sua estratégia móvel de realização o Arte Garagem é um projeto que surgiu e permaneceu na instância de experimentações poético-visuais na cidade de Petrópolis, organizada por artistas locais que queriam expor sua produção. Esta iniciativa, de objetivos mais imediatos, revela, entretanto, a condição crítica em que se encontra o sistema de arte no Brasil. Não é difícil entender porque fora do eixo das capitais economicamente mais fortes o circuito das artes é iniciativa praticamente relegada às trincheiras de ações particulares.

Uma breve reflexão sobre os meandros fronteiriços da arte indicaria por certo uma crise de todos os seus elementos compositivos deixando a visão embaçada e sem chances de distinguir com exatidão seus limites. Nesse embate que o artista passa a travar ele mesmo diante das tantas lacunas percebidas no seu caminho é que surgem resistências, nos moldes de uma guerrilha: ataques rápidos e pontuais, em mostras que se renovam como ideia e atitude a cada realização.

O Arte Garagem é um exemplo de vigor que vem criando zonas de contato com outros circuitos convidando artistas de fora de sua região para integrarem o evento, bem como ampliando sua atuação também em espaços públicos. É possível visualizar futuramente este movimento ganhando as ruas da cidade ampliando seu leque difusor e alcançando um número ainda maior de espectadores.

A essência da luta está em vencer a si mesmo.


Osvaldo Carvalho

julho/2011



( Clique AQUI para ver outras fotos )





_______________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário